Dinâmicas de grupo são utilizadas pelas empresas para observar características comportamentais dos candidatos, elaborando determinadas situações que podem ou não estar relacionadas diretamente com as atividades da empresa. 

Através dessas dinâmicas, é possível saber em quais setores e cargos os profissionais terão melhor desempenho e quais habilidades precisam ser aprimoradas. Ou mesmo, saber se os participantes têm o perfil buscado pela instituição.

Normalmente, essa metodologia exige raciocínio lógico e participação ativa. Isso é, entender a proposta para mostrar suas qualificações da melhor maneira possível. 

Para isso, é importante saber como as dinâmicas de grupo funcionam, o que o RH analisa nelas e como se preparar para se sair bem quando passar por essa fase. Leia a seguir dicas para se destacar positivamente nos processos seletivos.

1 Estude a empresa 

Esse é o primeiro passo para se preparar para todas as etapas do processo seletivo. Para as dinâmicas de grupo,  o conhecimento sobre a empresa ajuda na ambientação durante a fase.

A empresa pode optar por dinâmicas que estão relacionadas a rotina de trabalho das suas equipes,  e estar alinhado vai te ajudar a entender o  perfil da companhia.

Por exemplo, se a vaga é para a área de vendas, o recrutador pode utilizar uma dinâmica personalizada para a abordagem comercial utilizada pela empresa, dessa forma consegue analisar quais candidatos estão mais familiarizados com essa abordagem ou que possuem o perfil adequado para desenvolvê-la . 

Saber quem é a empresa e de que maneira ela atua, faz com que se sinta mais confiante e confortável, reconhecendo antecipadamente quais habilidades são mais úteis para o cargo e demonstrando suas melhores qualidades. 

Além disso, fazer uma pesquisa profunda sobre a empresa demonstra para o recrutador que você é um profissional interessado e preparado. 

2 Mantenha uma boa postura

É comum sentir nervosismo durante as dinâmicas de grupo em processos seletivos, mas não deixe que essa insegurança atrapalhe sua apresentação diante da empresa. 

Mantenha-se interessado e atento, participe das atividades da melhor maneira possível e aproveite a oportunidade para mostrar suas habilidades.

Algumas atitudes para se atentar: 

Esse tipo de avaliação é uma ferramenta de análise importante para o RH conhecer melhor os profissionais e estudar suas habilidades e perfil. Mostrar que não acredita nessa análise faz com que sua imagem fique manchada para os recrutadores. 

3 Preste atenção nas orientações para entender o que é avaliado

Existem diferentes tipos de dinâmicas de grupo, com diferentes níveis de complexidade. Por isso, é essencial prestar bastante atenção às explicações de como funcionam. 

Mesmo que seja uma atividade simples, a falta de atenção pode prejudicá-lo. Você pode, por exemplo, executar a atividade de maneira errada ou incompleta porque não ouviu os detalhes, prejudicando seu resultado final.

Se não entender de primeira, faça perguntas para a pessoa que está aplicando a dinâmica ou peça uma demonstração, não há problemas nisso. Perguntar demonstra que você está interessado e quer conquistar um bom resultado. 

Aproveite as orientações para fazer uma análise da dinâmica e tentar entender o que é mais importante na atividade, isso é, o que pode ser relevante nela para o cargo, quais habilidades você pode mostrar e quais competências são necessárias. 

4 Interaja com os outros participantes

O trabalho em equipe é parte importante da análise. Afinal, uma empresa é formada por diferentes pessoas integradas para alcançar os mesmos resultados. Por isso, entender como você se conecta com as pessoas é fundamental.

Além disso, criar uma boa relação com os demais profissionais fará com que as dinâmicas sejam mais produtivas e confortáveis para você. Algumas dinâmicas de grupo têm o trabalho em equipe como principal fundamento, ou seja, sem ele não é possível concluir a atividade ou alcançar os melhores resultados. 

Caso seja difícil para você interagir com pessoas que não conhece, faça um esforço para fazer boas conexões e se integrar. Isso não quer dizer que precise mudar sua personalidade, apenas que pode desenvolver uma comunicação assertiva e exercitar essa habilidade.

5 Não assuma um personagem

Não coloque seu empenho em assumir um perfil que não é o seu de verdade. Tentar adivinhar qual profissional o recrutador deseja e assumir esse perfil só irá prejudicar suas chances. 

Muitas pessoas acreditam que apenas pessoas extrovertidas ou líderes são bem avaliadas nesse tipo de dinâmica, quando, na verdade, a equipe de RH entende as necessidades e habilidades para cada cargo e irão avaliar em quais deles o seu perfil se encaixa melhor. 

Se o seu perfil não condiz com a vaga, mentir sobre você não irá ajudar e a imagem será desfeita com o tempo, prejudicando sua carreira. 

Em vez disso, use a oportunidade da dinâmica de grupo para destacar suas competências, mostrar interesse e empenho em cada atividade. Essas atitudes ficam destacadas para os recrutadores e, caso a vaga não seja a ideal para você, podem recomendar outras em que você se encaixe melhor.  

6 Participe das atividades

É fundamental participar das dinâmicas de grupo ativamente. Pense que elas são tão relevantes quanto outras etapas, como o currículo e a entrevista, por exemplo, e você deve participar. 

Caso contrário o recrutador não terá o que avaliar e mesmo que você tenha boas qualificações não será possível vê-las na prática. Pense nessa fase como uma simulação da sua rotina dentro da empresa e dê o seu melhor nela. 

Ter receio de se sair mal e não participar fará com que a empresa escolha outro profissional, um que tenha sido possível analisar. 

7 Não tente ser o centro das atenções

Se está habituado com esse tipo de fase ou gosta de atividades em grupo e de interações sociais não esqueça de equilibrar sua participação.

Participar o tempo todo é tão prejudicial quanto não participar. Ao fazer isso você pode atrapalhar o desenvolvimento da atividade ou a participação dos demais candidatos, o que não deixa uma boa impressão. 

Lembre-se que a empresa organizou e coordenou a dinâmica de grupo para todas as pessoas candidatas e que há um cronograma para seguir. As dicas aqui são: 

Essas atitudes mostram seu perfil colaborativo, dinâmico e comunicativo, mas também de responsabilidade, respeito e disciplina. Pontos positivos para marcar seu perfil. 

8 Conheça suas habilidades

O autoconhecimento é uma ótima ferramenta profissional. Através dessa autoavaliação é possível reconhecer suas qualidades em maior e menor grau. Dessa forma você saberá quais deve enfatizar e em quais situações. E quais pode desenvolver melhor. 

Ter esse conhecimento no momento de uma dinâmica de grupo faz com que você saiba a melhor maneira de demonstrar suas aptidões e como tem se empenhado em melhorar constantemente. 

O exercício de autoconhecimento contribui para um perfil analítico tanto para o ambiente pessoal quanto para o ambiente profissional. Você pode, por exemplo, ter mais atenção às necessidades da empresa e dos clientes, entender os obstáculos e, a partir disso, propor soluções. 

Bônus: quais são as dinâmicas mais comuns?

Conheça algumas das dinâmicas de grupo mais utilizadas pelos recrutadores:

Dinâmica ilha do tesouro

Essa dinâmica tem o objetivo de perceber o nível de engajamento, foco, visão e colaboração mútua dos candidatos. Ela propõe alinhamento, união e disciplina da equipe. 

Nessa atividade o participante deve chegar junto com sua dupla à extremidade oposta da sala e conquistar o tesouro utilizando duas folhas de papel.

Para chegar até o tesouro, as duplas devem subir na mesma folha e utilizar a outra para avançar até o objetivo final. Ou seja, subir em uma e colocar a outra na frente, subir na da frente, pegar a que ficou para trás e colocar na frente novamente, assim sucessivamente.

Não é permitido colocar os pés no chão ou rasgar o papel, caso isso aconteça a dupla será eliminada.  A primeira dupla que chegar ao tesouro vence.

Dinâmica da apresentação

Com o objetivo de observar as características que cada profissional mostra ao se posicionar para o grupo, essa dinâmica conta com o seu autoconhecimento e o que julga mais importante destacar.

Uma das maneiras de ser feita é o recrutador passando alguns tópicos que são interessantes para analisar um pouco das competências comportamentais do candidato como: hobbies, falar um pouco sobre si, um lugar em que gosta de ir e questões básicas como o nome, idade, estado civil, entre outras.

A partir disso o profissional deve ir à frente do grupo e falar de si. Com essa apresentação é possível conhecê-lo e analisar as características escolhidas em dinâmicas complementares.

Dinâmica do balão

O propósito é fazer com que os participantes observem a própria conduta em relação aos colegas e adversários.

Para a dinâmica, o recrutador entregará aos profissionais um balão, um pedaço de papel, uma caneta e um palito. Os participantes devem escrever um de seus sonhos no papel, colocar dentro do balão e enchê-lo. Em seguida, é dada a instrução para que cada um proteja seu balão. 

Em nenhum momento o recrutador dá a orientação para que uma pessoa estoure o balão da outra, porém geralmente é isso o que acontece. As pessoas tentam estourar os outros balões e proteger o seu ao mesmo tempo.

A ideia é analisar as atitudes e observar quem decidiu por estourar o balão do outro, ou seja, destruir os sonhos alheios em vez de apoiá-los, seja por atitudes competitivas, por descuido, medo ou falta de apoio.

Para uma carreira de sucesso e conquista de resultados em uma empresa, as equipes devem se apoiar e não prejudicar um ao outro e esse é o ponto principal.

Dinâmica da criatividade

Essa atividade tem o intuito de avaliar o potencial criativo e observar em qual posição o profissional se coloca nas situações para chegar na resolução das propostas.

Geralmente a dinâmica consiste na criação de uma empresa, produto ou inovação que pode ou não ser relacionado ao que a empresa faz de verdade. O profissional deve desenvolver suas ideias e apresentá-las aos demais. Quanto mais criativo e rico em detalhes, melhor. 

Desenvolvimento de um logo, design do produto, estratégia de vendas ou de marketing, nome social e fantasia, missão, visão e valores, entre outras características.

Além disso, pode ser apresentada uma situação da companhia para que os candidatos desenvolvam  soluções estratégicas.

Essa dinâmica é mais comum para as áreas de criação e cargos de liderança. 

As dinâmicas de grupo geralmente são utilizadas em processos seletivos para avaliar se o candidato é compatível com o perfil da empresa. Por isso, existem os mais diversos formatos e características e não há uma receita padrão para se sair bem em todas elas.

Use essas dicas para se sobressair, entendendo as necessidades da empresa e da dinâmica, destacando suas competências comportamentais para conquistar as melhores oportunidades de emprego. 

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